A netflix é a maior plataforma de streaming do mundo, bilionária, desfrutou por muitos anos de quase monopólio do mercado, mas este ano parece que não está muito bom para a empresa. Em 2022, a Netflix prevê uma perda de 2 milhões de assinantes em todo o mundo, se isto realmente acontecer será a maior perda trimestral da empresa desde sua criação. Lógico que isto não quer dizer que a empresa está falindo, nem sequer tendo prejuízo, digamos que é apenas uma diminuição no lucro grandioso que normalmente tem, afinal ela ainda acumula mais de 220 milhões de assinantes distribuídos por todo o mundo.
Dois fatores influenciaram muito para essa perda de popularidade da Netflix: a inflação e o aumento da concorrência.
Inflação
Com o aumento da inflação todos os produtos ficam mais caros. A população sentindo o bolso pesar, logo começa a reduzir custos desnecessários. Pacotes de assinaturas de televisão estão entre as primeiras opções de cortes para redução de gastos. Atualmente a Netflix é a plataforma de streaming mais cara do mercado, então o usuário não pensa duas vezes quando precisa economizar, cancela ou migra para uma opção mais barata.
Aumento da concorrência
Nos últimos anos surgiram diversas opções de plataformas de qualidade e até com preços mais acessíveis. Maior a concorrência, consequentemente menos usuários. Caso ainda não conheça nenhum concorrente da Netflix, boas opções são: Amazon Prime, HBO, Globo Play, Disney, entre outras. Diante dessa realidade a empresa tem adotado estratégias para reverter a situação, algumas delas já foram anunciadas:
Ampliação do conteúdo
A plataforma está investindo em novos conteúdos inéditos, isso inclui material ainda desconhecido, como também novas temporadas de filmes e séries já consagrados pelo público. No quesito séries uma das grandes novidades é a nova temporada da série The Crown. Já no quesito filmes, a grande novidade é The Gray Man.
Recrutamento de usuários de outros países
A maior queda de usuários ocorreu nos Estados Unidos e Canadá, então, para compensar, a Netflix resolveu investir mais em usuários de outras regiões do mundo, como a América Latina, Ásia, Europa e África. Claro que ela ainda tenta agradar os americanos e canadenses, afinal eles são os maiores consumidores deste tipo de produto.
Dificultando o acesso
A Netflix calcula que cerca de 100 milhões de pessoas assistem a plataforma sem pagar, isso porque a senha é facilmente dividida entre os usuários. Por isso está criando empecilhos para dificultar o compartilhamento de senhas. Provavelmente a repercussão dessa ação será observada a longo prazo, mas deve agregar milhões de novos usuários assinantes.
Assinatura com propaganda
Uma plataforma com mais de 200 milhões de assinantes é visada por qualquer tipo de empresa que busca publicidade, não é mesmo?Sabendo disso, a Netflix decidiu criar uma assinatura mais barata, para atrair novos assinantes, mas com pequenos intervalos comerciais. O novo plano deve ser disponibilizado até o final do ano e os usuários terão o mesmo conteúdo, mas com intervalos chatos para propagandas. Se você não se importa ou até gosta de propagandas, essa com certeza é uma opção mais acessível.