Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

"The Terminal"

2004
COM: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci entre outros...
REALIZADO POR: Steven Spielberg



Steven Spielberg sempre nos habituou a grandes coisas, ( é só dar uma vista de olhos pela sua filmografia, para ver do que estou a falar ), por isso foi com grandes expectativas que meio mundo aguardou este "The Terminal"... Mas valeu a pena a espera?

De um modo geral, sim, mas temos que admitir que ver este filme, não é como ver, por exemplo, "Catch Me If You Can" .

Este é um filme light por natureza (aliás, acho que deviam colocar um poster deste filme ao lado do conceito "filme light", em todas as enciclopédias), destinado a fazer-nos sorrir, sem nunca soltar gargalhadas.

Seguir o dia-a-dia de Viktor, vendo como o pobre cidadão (ou já não) de leste aprende inglês através de livros comprados no aeroporto e telejornais ou como consegue ganhar dinheiro honestamente, ou até mesmo como consegue construir um quarto improvisado, é algo fascinante e extremamente divertido.. Aliás, o filme seria ainda melhor se só se centrasse nestes pequenos aspectos da vida.

O problema surge quando Spielberg tenta a todo custo introduzir um herói e um vilão. Seria mais credível, se Frank Dixon fosse um simples burocrata, mas em vez disso, o realizador transforma-o num tipo furioso e chateado com o mundo, que parece que o único objectivo na sua vida é complicar a estadia ao desgraçado do russo....

Um filme para ser bom, nem sempre precisa de uma luta do bem contra o mal... Contar a simples historia de uma vida é por vezes mais do que suficiente.

Mas à parte disto, este filme é uma divertida fábula humana, e um excelente filme de Spielberg, que tenta aqui uma notória aproximação ao conceito de cinema de Frank Capra, ficando um pouco longe da qualidade dos filmes do mítico realizador siciliano, mas sem que por isso deixe de ser um excelente divertimento, com um Tom Hanks que consegue aqui mais uma interpretação memorável.

(8/10)




NO OUVIDO:

Amelia : Are you coming or going?
Viktor Navorski : I don't know. Both.


Viktor Navorski : My friend say... you are stallion.
Agente INS : What?
Viktor Navorski : Like a horse.

Salchak : I know you've been waiting for years for me to either drop dead or retire...
Frank Dixon : No, I haven't been waiting for you to retire.

Viktor Navorski : He shit. Shit. Shit. Shit.
Enrique Cruz : He shit? Oh! He cheat?

Amelia : I have to go.
Viktor Navorski : I have to stay.
Amelia : Story of my life.
Viktor Navorski : Me too.

13 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.