Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

V for Vendetta



"Remember, remember, the fifth of November"

No minimo polémico. É de louvar a ousadia ideológica com que os criadores de "V for Vendetta" (o filme, uma vez que Alan Moore se afastou de tudo relacionado com este filme, considerando-o "patético e infantil") nos brindaram no início deste ano cinematográfico.

"V", um dos personagens mais fascinantes a aparecer nos últimos tempos no grande ecrã, é o idealista nato. Liberdade para sempre. Mas a que preço? Será que tudo nos é permitido? Será mesmo necessário e aceitável, semear-mos tempestades para depois colher-mos a bonanza? Será que o terrorismo em determinadas situações pode ser aceitável? Terrorista e Lutador da Liberdade serão a mesma coisa?

Se muitos tinham medo que este filme fosse mais um festival superficial de acção non-stop desenganem-se. Tem acção é certo, mas para quem quiser pensar um pouco mais, e verificar se o Sudoku anda a fazer efeito, irá encontrar uma obra corajosa, longe do pretensiosismo da trilogia "Matrix", e da postura politicamente correcta de outros filmes do género, que levanta toda uma série de questões, que se podem mesmo considerar inéditas no cinema mainstream pós-11 de Setembro.

O poderoso Hugo Weaving e a sublime Natalie Portman (ambos com interpretações dignas de nota), deixam-se envolver aqui por um peculiar e misterioso romance onde os ideiais e os sentimentos se confundem, tornando-se estes mais importantes que os meios, e onde tudo é permitido para se conseguir devolver a liberdade a um povo sufocado por um estado Orwelliano.

Visualmente belo e intrigante (a simples frase : "dos criadores da trilogia "Matrix"" deixa desde logo antever uma perfeição técnica) este é o primeiro grande filme do ano, recomendado a nihilistas, conformistas, filósofos, e ao mero espectador pipoqueiro. É certo que em determinados momentos cai em lugares comuns e pode ser considerado inconsequente por alguns, mas tal polivalência não a encontramos todos os dias num único bilhete de cinema.

(8/10)

4 comentários

Comentar post

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.