Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Os piores assaltantes do mundo


"Sim, sou careca. Mas tenho uns óculos do caraças!"

Há poucos conceitos mais amados pelos realizadores de todo o mundo do que o de "baseado numa história real". Ele permite inventar, especular e disparatar sobre os aspectos mais obscuros de um determinado acontecimento e mesmo assim deixar os espectadores a pensar que tudo aquilo é factual. É uma verdadeira mina de credibilidade. Umas vezes tem resultados desastrosos, outras, assim assim. Este é um desses casos.

Um das coisas que mais me agradou neste "The Bank Job" foi que, ao contrário dos habituais heist movies ("The Inside Man", "Ocean's 11", etc e tal), aqui os assaltantes estão longe de ser uns génios do crime. Fazem erros, cometem imprudências e acima de tudo têm muita sorte. Isto ajuda a tornar a experiência muito mais credível e aumenta os níveis de suspense ao máximo.

Aliás, num filme com bastantes oscilações de ritmo e com uma tremenda falta de profundidade ao nível da caracterização dos personagens (os personagens secundários são pincelados em uma ou duas cenas), a grande destreza do realizador à hora de deixar o espectador com o coração nas mãos é aquilo que torna esta película única e uma das melhores opções em cartaz neste momento.

O elenco não conta com aquela constelação de estrelas dos filmes do Ocean, nem a realização de Roger Donaldson é tão estilizada como a de Steven Soderbergh, mas a verdade é que Jason Statham, estando longe de ser um George Clooney, safa-se bem com aquele ar de anti-herói dos anos 70.

Eu confesso-me um fã de Statham . Ele tem aquilo que me fez gostar do Bruce Willis no "Die Hard". Não sei se é carisma ou simplesmente desleixe, mas o que é certo é que... gosto dele.

Mas voltando ao filme e concluindo: não é o melhor filme sobre o assaltos da história do cinema. Aliás, dificilmente estaria no Top 10. Mas para quem já viu tudo o que passou pelos últimos Óscares e está a desesperar por algo decente que o leve de volta ao cinema, esta pode ser uma boa opção.

5 comentários

Comentar post

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.