Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINEBLOG

CINEBLOG

Cannes: grandes mestres contra a crise

Não se tem dormido bem na Riviera francesa e a razão é bem conhecida de todos: crise. Começa hoje a 62ª edição do Festival de Cannes ensombrada pela situação económica mundial mas com grandes nomes dispostos a dar a volta à situação.

 


O charme não paga dívidas e nem o todo-poderoso festival de cinema de Cannes conseguiu escapar às contingências da actual situação económica mundial. A habitual festa da Vanity Fair foi cancelada há semanas atrás perdendo-se um pouco do glamour pelo caminho e levando a uma queda na procura dos iates atracados na Côte D'Azur.

Por outro lado, no plano comercial, o mais que provável aumento no preço dos filmes pode conduzir a um excesso de moderação por parte das distribuidoras à hora de investir. A situação é tanto mais preocupante se recordarmos que estamos perante uma das mais importantes montras do cinema mundial.

No entanto, e analisando a programação, dificilmente o festival poderia estar mais bem preparado para enfrentar as dificuldades.

A 62º edição do Festival de Cannes começa hoje com uma secção oficial recheada de grandes nomes. Dos 20 realizadores a concurso, quatro já ganharam o grande prémio em edições anteriores: Quentin Tarantino ("Pulp Fiction"), Lars Von Trier ("Dancer in the Dark"), Jane Campion ("The Piano") e Ken Loach ("The Wind That Shakes the Barley").

A abrir o festival temos "Up", a nova animação dos estúdios Pixar, que vem confirmar o grande momento que atravessa a tecnologia 3-D. O sucessor de Wall-E é duplamente pioneiro ao tornar-se no primeiro filme de animação e no primeiro filme 3-D a abrir o festival.

 

Texto publicado na íntegra aqui.

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.