Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Curtas III - "Le Voyage dans la Lune"

Embora ainda se guiasse pelos padrões primitivos da narração cinematográfica (afinal de contas estávamos em 1902, uma época onde montagem ainda não se tinha popularizado), "Le Voyage dans la Lune" está entre os filmes mais influentes da história do cinema.

George Méliès (um ilusionista que se apropriou do cinema para se aventurar em novas formas de deslumbrar o público) utilizou técnicas de magia clássica, jogos de câmara e diversos tipos de animação para criar uma extraordinária aventura lunar de um intenso surrealismo artístico.

O autor não se absteve ainda de dar à narrativa uns toques subtis de comentário social - atente-se no fumo que sai das chaminés das fábricas, numa crítica aos efeitos nefastos da revolução industrial.

Em 2002 (exactamente 100 anos depois da sua criação) foi encontrada em França uma versão que contém a cena final que foi considerada perdida e que mostra as comemorações da comunidade científica após o regresso da cápsula lunar.

"Le Voyage dans la Lune" teve ainda as honras de ser um dos primeiros filmes pirateados da história. Sabe-se que existiram versão distribuidas ilegalmente nos Estados Unidos por Siegmund Lubin e Thomas Edison.

Ver filme completo aqui.

P.S. Como devem ter reparado, este post pretende assinalar os 40 anos da chegada dos nossos amigos Armstrong, Aldrin e Collins ao seu destino lunar. Foi um pequeno passo para o homem...

1 comentário

Comentar post

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.