Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CINEBLOG

CINEBLOG

Top 10 : Clássicos animados Disney

Como a chegada de The Princess and the Frog às salas nacionais, resolvi ressuscitar o belo do Top 10 (eu sei que vocês gostam) e divulgar aqui, e em primeira mão, os meus 10 clássicos Disney de eleição.

 

# 10 - Hercules | 1997

 


Um dos grandes motivos de interesse de Hercules dá pelo nome de James Woods. As canções são orelhudas e a história (apesar de ser uma adaptação demasiado livre da mitologia grega) está bem montada. No entanto, se não fosse o Hades do sr. Woods a coisa não teria a mesma perversidade bem humorada.

# 9 - Tarzan | 1999

 


Foi o último grande sucesso em animação tradicional dos estúdios Disney. Tem tudo o que se pode esperar de um clássico da casa do Rato Mickey: um herói com um passado triste, um grande vilão e um par de secundários memoráveis. A animação tradicional nunca mais seria a mesma.
 

 

# 8- Cinderella | 1950

 


Não foi a primeira das princesas Disney, mas foi certamente a que mais contribuiu para a criação do cânone. Um conto de amor e justiça com uma boa dose de sorrisos. Como é que não poderíamos gostar dele?

 

 

# 7 - The Jungle Book | 1967

 

 

A par com The Aristocats, é um dos clássicos Disney mais ritmados de sempre. As canções são memoráveis, e os personagens intemporais. Foi o último filme a ser supervisionado por Walt Disney, e o primeiro a ser lançado depois do seu desaparecimento.

 

# 6 - Peter Pan | 1953

 


Quem é que em criança nunca desejou voar para a Terra do Nunca? Peter Pan é o conto infantil por excelência. Uma luta entre o bem e o mal, recheado de personagens entranháveis. E admito que, apesar de tudo, sempre gostei mais do Capitão Gancho do que do Peter Pan.

 

 

# 5 - Pinocchio | 1940

 


Um verdadeiro feito na arte do storytelling cinematográfico. Uma obra com uma estrutura narrativa exemplar, alternando na perfeição entre o registo mais surreal e a pura comédia familiar. Foi o primeiro filme animado a ser distinguido pelos prémios da Academia e o tema When You Wish Upon a Star ainda hoje pode ser ouvido antes de qualquer filme com a marca Disney.
 

 

# 4 - Snow White | 1937

 


Belo, assustador, ternurento. O pai (ou neste caso a mãe) dos clássicos Disney pode não ter a sofisticação dos filmes mais recentes, mas tem tudo o que se pode querer do mundo de magia idealizado por Walt Disney.


 

# 3 - The Beauty and The Beast | 1991

 


Foi o primeiro filme animado a ser nomeado para um Óscar de Melhor Filme (e até este ano, o único) e ganhou o Golden Globe para Melhor Comédia/Musical. É um dos filmes mais negros da Disney e aquele que melhor conseguiu compreender o espírito do histórico Snow White. Tem drama, comédia, paixão, e tragédia... ah, e as músicas são absolutamente deslumbrantes.

 

 

# 2 - Aladdin | 1992

 


Há muitas coisas em Aladdin que o tornam num clássico instantâneo: o génio esquizofrénico de Robin Williams, os extraordinários números musicais, o carismático Jaffar, o equilibrio emocional da narrativa - nunca esquecendo a vertente dramática. É só escolher uma delas e já têm razões mais do que suficiente para sustentar a presença de Aladdin no segundo posto da lista. (e mesmo se não tiverem, a lista é minha, por isso paciência)

 

# 1 - The Lion King | 1994

 


É, a par com Aladdin e The Beauty and the Beast, um dos mais dignos representantes da nouvelle vague Disney dos anos 90. Não tem o ritmo frenético do primeiro nem o apelo negro e romântico do segundo, mas esta poderosa adaptação livre do Hamlet de Shakespeare é um dos contos mais completos e emocionantes da história do cinema. 

25 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.