Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CINEBLOG

CINEBLOG

Para o bem ou para o mal, o 3D lá chegou aos 100 anos

3d100anos.jpg

Vamos todos tirar os óculos de plástico da gaveta e partir o bolo: o 3D está de parabéns.

Fez ontem exatamente 100 anos que Edwin S. Porter e William E. Waddell apresentaram no Astor Theater em Nova Iorque as primeiras imagens em 3D da história da sétima arte.

Foi a primeira exibição pública documentada de imagens cinematográficas em três dimensões, utilizando a técnica estereoscópica, a tal que utiliza os famosos óculos com lentes de duas cores. Curiosamente, e apesar das cores mais populares serem o azul e o vermelho, na altura foi utilizado o verde e o vermelho. Quero acreditar que no fundo foi uma homenagem ao Dia de Portugal que se comemora na mesma data... apesar de nessa altura ainda não ser uma comemoração instituída.

É interessante percorrer o clipping da época e reparar que, apesar da receção do público ter sido bastante entusiasta, a crítica não achou muita piada (podem ler aqui o comentário do crítico de cinema da época Lynde Denig que basicamente diz que o 3D não passa de um truque que acrescenta muito pouco à liguagem cinematográfica). Nada de novo portanto.

Para assinalar a data, o Museum of Modern Art de Nova Iorque resolveu exibir "Hondo", o único western de John Wayne em glorioso 3D estereoscópio.

 

 

Aqui ficam os meus parabéns aos 3D.

Siga-nos:

Blogue a 24fps que não necessita de óculos 3D. Online desde 2003.

Pesquisar

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.